nossos produtos

UVA

Uva

UVA

A uva é o fruto da videira (Vitis sp.), uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geleia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua.

A Fruta

A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.A videira produz as uvas, fruto de cujo suco se produz o vinho.O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes, começou a cultivar alimentos e criar gado, além de produzir cerâmica.

A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

A videira produz as uvas, fruto de cujo suco se produz o vinho.

O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico, ao mesmo tempo em que a humanidade, instalada em colônias permanentes, começou a cultivar alimentos e criar gado, além de produzir cerâmica. 

Entre as espécies de videiras podemos referir:

Vitis vinifera, o tipo de videria mais frequente na produção do vinho, na Europa;

Vitis labrusca, espécie norte-americana, utilizada na produção de sumo, uva de mesa e, algumas vezes, vinho;

Vitis riparia, tipo de videira bravio norte-americano, usado, às vezes, para produzir vinho;

Vitis rotundifolia, uva muscadínea, usada para doces e, por vezes, vinho;

Vitis aestivalis, em que a variedade Norton é usada para fabricar vinho.

Curiosidades

As uvas crescem em cachos de 15 a 300 frutos, e podem ser vermelhas, pretas, azul-escuras, amarelas, verdes, laranjas e rosas. “Uvas brancas” são naturalmente de cor verde, e são evolutivamente derivados da uva roxa. Mutações em dois genes reguladores de uvas brancas desativam a produção de antocianinas, que são responsáveis pela cor púrpura das uvas. As antocianinas e outros polifenóis são responsáveis pelo vários tons, que variam de roxo a vermelho.

Os frutos também podem ser usados na fabricação de vários produtos, como geleias, sucos, sorvetes e refrigerantes, e sua casca pode ser usada para fabricar panetone.

Utilidades

Para quem não sabe, a uva, não é somente mais uma fruta, além de ter um gostinho bom, a fruta também é utilizada para fazer várias outras. A uva serve para enfermidades intestinais, “atua como laxante”, serve para ajudar a combater doenças do fígado, do abdome e especialmente para o amargor da boca, vômitos.

Esta fruta tem várias qualidades curativas, e dela não é aproveitada também as folhas: elas trituradas e aplicadas em compressas aliviam os dores de cabeça, as inflamações e sensações de ardor do estômago. O suco  das folhas é um ótimo remédio contra as diarreias e a perda de apetite. Ela em forma de passas, são ótimas para outras doenças como a tosse crônica, zumbido dos ouvidos, desistiria, insônia e outras afecções de caráter nervoso.

Tomando as folhas da uva, em infusão, bebendo-se uma xícara diariamente, atuam eficazmente contra os transtornos da menopausa, nas mulheres, acne rosado, hemorragias, dentre outros problemas mais. 

Composições

A composição nutricional da uva brasileira varia bastante, mas geralmente contém açúcar, minerais e vitaminas importantes.

É indicada para crianças e adolescentes, cujas necessidades energéticas são elevadas. E ainda, para esportistas que têm uma atividade muscular importante.

As deliciosas uvas brasileiras são alimentícias, devido ao alto aporte de potássio e à presença de fibras dietéticas, que auxiliam no trato intestinal.

A ação vitamínica da uva beneficia o sistema nervoso e muscular e protege os vasos sanguíneos, sendo uma fonte de vitamina C representativa, além disso, como não contêm sódio, as uvas podem auxiliar na redução do risco de hipertensão. 

Classificação Científica

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Vitales
  • Família: Vitaceae
  • Género: Vitis L.
Precia de ajuda? Fale conosco